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O assunto de hoje é sobre construção de sites e sua relação direta com o faturamento de sua empresa.

Existe algo mais desapontador do que saber que existem potenciais clientes que deixaram de fechar negócio com você por causa do seu site?

Imagina só, você investe tempo e dinheiro em estratégias de marketing digital para atrair visitantes ao seu site e quando consegue:

  • Ele demora mais de 20 segundos para abrir…
  • Não carrega direito em celulares ou as letras são pequenas demais…
  • Os usuários entram e saem sem deixar nenhuma informação de contato…
  • Ficam perdidos navegando em links sem sentidos ou quebrados…
  • As sessões de navegação duram menos de 30 segundos…

Esses são apenas alguns sintomas de um site mal estruturado.

Mais comum do que você imagina, muitas empresas possuem problemas assim.

Neste artigo eu irei apresentar para vocês 05 erros comuns no momento da construção de sites e que refletem diretamente no faturamento de sua empresa. Vamos lá!

Erro #1. Pecar pelo excesso.

Você sabia que uma pessoa consegue se concentrar por apenas 8 segundos? Isso é o que sugere o report da Consumer Insights team of Microsoft Canada.

Sendo assim, um website tem pouquíssimo tempo para conquistar seus usuários ou ajuda-los encontrar o que precisam. Uma missão para especialistas.

Empresas não alcançam o máximo do seu potencial pois figuram a ideia de que colocar todas as informações possíveis em mesmo lugar seja uma ação positiva, quando na verdade pode prejudicar mais do que ajudar.

“Mas Douglas… se eu não fizer isso, o meu consumidor não encontrará o que deseja e então irá embora.”

Corretíssimo. O problema está no excesso de conteúdo. Aqueles casos em que você coloca a informação e mesmo assim ele não consegue encontrar. Ele sairá frustrado por não ter conseguido filtrar o que gostaria no meio de tanta informação.

Situação: Imagine que um usuário chegou até o seu site procurando por uma meia. Porém encontrou várias peças  misturadas. Você acha que conseguirá uma venda?

Se ele não encontrar rapidamente o que deseja, provavelmente irá desanimar e deixar o seu site. Portando, fique atento.

Menos sempre será mais no digital.

Erro #2: Deixar o mobile de lado.

Há diversos motivos para acreditar que o mobile já é mais importante de que o desktop. Você já deve ter ouvido falar sobre mobile first, correto? Se a resposta for não, é melhor saber, pois veja:

É bom lembrar que apesar dos acessos mobile estarem aumentando, isso não canabilza a versão desktop do seu site. De forma geral, ambos aumentam.

É extremamente importante compreender esta relação de cooperação. É um comportamento instintivo que está levando nós a consumir internet cada vez mais.

Se você não prioriza a versão mobile do seu site sempre, este pode ser um dos motivos que certamente afetará suas vendas. Fique atento.

Erro #3. Esquecer da velocidade.

Aqui na Dh Marketing Digital recebemos frequentemente pedidos de empresas que se queixam  de sentirem que seus esforços não estão levando para lugar algum. Na maioria dos casos, o tempo de carregamento do site é o principal vilão.

Você quer perder clientes? Basta ter um site lento. Não importa quanto dinheiro você investe ou quão boa é a sua estratégia de captação.  Você irá nadar e morrer na praia.

Imagine só: seu potencial cliente está na rua conectado no 3G/4G (que não é muito rápido por natureza) enquanto acessa seu site que demora mais de 10 segundos para carregar.

É tempo suficiente para ele encontrar alguma outra coisa mais interessante ou simplesmente se desanimar em esperar e ir embora.

Os próprios analistas do Google dizem que  é recomendado que seu site carregue, se possível, em menos de 3 segundos.

Para ir mais afundo, veja como o elevado tempo de carregamento espanta seus usuários:

A taxa de rejeição, ou Bounce Rate, é uma métrica que avalia a quantidade de visitantes que acessaram uma única página do site de sua empresa e em seguida sairám, sem interagir com uma próxima página. Toda vez que isso acontece, é contabilizada uma rejeição.

Agora você já sabe. A velocidade do seu site é um dos erros mais comum na construção de sites.

Quer descobrir a velocidade do seu site? Confira essas ferramentas:

 

Erro #4 Não colocar Call To Actions.

Para aqueles que desconhecem, o termo Call to Action significa “chamada para ação”. Na prática, é um convite que fazemos aos nossos usuários para alguma ação que seja importante para nós.

Se você reparar no seu cotidiano, verá que somos impactados constantemente por diferentes tipos em diversos ambientes:

  • “Entre”
  • “Digite sua senha”
  • “Deixe sua mensagem após o sinal”
  • “Sorria, você está sendo filmado”
  • Ou até mesmo a luz verde em uma faixa de pedestre.

No mundo digital as CTA’s funcionam como um excelente recurso de marketing e elas podem tomar as mais diversas formas: solicite um orçamento, experimente por 7 dias gratuitos, compartilhe nas mídias sociais, clique aqui para fazer download e por ai adiante.

Por mais simples que pareça ser,  muitas empresas tem dificuldade em aplica-lás ou simplesmente a ignoram por não enxergar o seu valor.

Ainda estamos em uma época onde muitas empresas não consideram  a construção de sites como investimento poderoso para alavancar o número de vendas.

Aqueles que não utilizam Chamadas para Ação em seu site, estão correndo um sério risco de não sobreviverem.

Já aqueles que utilizam porém não o evidenciam, estão perdendo a oportunidade de crescer com um investimento extremamente convidativo em relação aos outros canais offline.

Se você quiser sair na frente, o momento é agora. O Brasil ainda está engatinhando nesta área.

Erro #5. Não realizar testes.

Já falamos anteriormente que a construção de sites deve ser tratado como uma ferramenta poderosa na captação de novos clientes.

Um dos erros mais comuns, entre os empresários que contratam agências de desenvolvimento, está na crença que basta finalizar o site e aguardar o retorno financeiro chegar. Isso não passa de uma ilusão.

Vocês até pode contrariar a forma como abordamos o assunto mas aqui na Dh Marketing Digital cremos que um site nunca estará finalizado, por mais completo que ele esteja. Isso se deve ao fato de que SEMPRE haverá algo para acrescentar.

O que é bom sempre poderá ficar melhor, não é mesmo? É exatamente assim que trabalhamos, com constante otimizações, testes e análises. Para nós, superar a meta anterior é um jogo e adoramos jogar.

Agora que você já sabe os erros mais comuns quando o assunto é construção de sites, não tem porque você errar, hein?  Se você gostou, tem alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma informação, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!